top of page
stairs_v4_extended_low.jpg
a caminho da fenomenologia
7 a 9 de abril — 2025
A fenomenologia é antes de tudo um projeto em curso.

Se ela emerge por um lado de uma crise radical dos padrões de compreensão do conhecimento da verdade, ela se abre para um campo de retomadas sucessivas, de aprofundamentos incessantes, de questionamentos radicais de seus resíduos dogmáticos e incidentais.


 
take_4k_06.jpg

Husserl deu quanto a isso o tom fundamental, na medida em que nunca se satisfez com nenhuma de suas formulações icônicas, mas sempre viu a necessidade de reformular seus conceitos fundamentais.

Heidegger, por sua vez, levou esse movimento à exaustão, uma vez que fez do filosofar uma confrontação permanente com o primeiro início de nossa tradição e que acentuou o quanto as estruturas dos preconceitos são invasivas e sempre tendem a retornar, colocando em risco a radicalidade do pensar fenomenológico.

 

A partir dos dois, então, a fenomenologia se ramificou. Ela se encontrou com o pensamento existencial e com as pesquisas das ciências ônticas em geral, da física à psicologia, da medicina à biologia, da antropologia aos estudos culturais.

Sua pluralidade de autores e suas infinitas vertentes nos desafiam a todos. É em nossas diferenças que vivemos mais plenamente juntos. Por isso, o congresso que se avizinha tende a ser mais um marco decisivo: a fenomenologia é um projeto em curso.

O desafio é fazer da psicologia uma caixa de ressonância do poder da tradição fenomenológica, aliada a partir de certo ponto com a tradição hermenêutica, para a compreensão da existência e do sofrimento existencial em todos os seus âmbitos.

 

Depois disso, antes disso, em meio a isso, o que resta é o esforço que nos constitui: de seguir "rumo às coisas mesmas". Porque há as coisas mesmas.

Realização:

Local:

beto_machado.jpg
Emanuelle Fonseca dos Santos

Uma leitura fenomenológico hermenêutica da experiência de adolescentes com câncer

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade Maurício de Nassau e membro fundadora do Núcleo de Fenomenologia do Estado da Bahia (Nuclufen). Além disso, possuo formação em Daseinsanálise pela Rede Existências.

beto_machado.jpg
Firmiana Correia Lima Guimarães

O Papel da Filosofia na Formação do Psicólogo Clínico Fenomenológico-Existencial

Psicóloga clínica e Professora de Psicologia. Graduação pela UFPB e mestrado pela UFRN. Formação em fenomenologia-existencial, especialização em Abordagem Centrada na Pessoa e em Fenomenologia Decolonial.

beto_machado.jpg
Bianca Mafra de Jesus

Redes sociais e a experiência do esquecimento: um estudo de caso

Psicóloga, pós-graduanda em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica pelo Instituto Dasein. Bolsista de Iniciação Científica durante a graduação com uma pesquisa em Psicologia Social sobre o tema da patologização da vida nas mídias sociais digitais. Atualmente, trabalha com Psicologia Clínica.

beto_machado.jpg
Melina Favero Portillo

A face contemporânea do tédio: análise fenomenológica a partir de Heidegger.

Psicóloga clínica, supervisora e professora. Graduada pela UNIP, pós graduada pelo Instituto Dasein.

beto_machado.jpg
Helio Penteado Filho

Culpa e vergonha - a morte moral, social e física na contemporaneidade

Doutor em Filosofia do Direito pela PUC/SP; Mestre em Direitos Humanos pela PUC/SP; Formação Universitária: Direito na Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP, 1994; Gestalt pela ACEP (SC) 1998. Atua em mediação de grupos terapêuticos e grupos de CNV (comunicação não violenta). Professor universitário das matérias propedêuticas – metodologia e educação no ensino superior, filosofia do Direito, Metodologia e lógica jurídica. Atua tanben como Mediador privado qualificado em ADRs e negociações privadas

beto_machado.jpg
Juliana Lordello Sícoli

Revelando Mia: o estreitamento da vida, o domínio do mundo virtual e o relato de um encontro terapêutico no SUS

Psicóloga clínica e social, Doutora em Ciências (FSP-Usp, 2017), Mestre em Psicologia Social (IP-Usp, 2007) e graduada em Psicologia pela PUC-SP em 1999, atuo há mais de 10 anos no atendimento psicológico no SUS. Possuo também experiência diversa na área social (ONG, consultoria, prefeitura, fundação empresarial e cooperativa).

beto_machado.jpg
Fabio Marchon Coube

O amor para além do mundo: O segredo e o silêncio de Abraão diante da responsabilidade por vir

Mestre em Filosofia pela UFRJ, Especialista em Literatura pela UERJ, professor de Língua portuguesa/Literatura e jornalista.

beto_machado.jpg
Roberto Pereira da Cruz Filho

A parte que me toca – Transferência e Contratransferência como Campo Hermenêutico da Transformação Clínica.

Psicólogo clínico, graduado pela Universidade Paulista (UNIP) e especialista em Fenomenologia e Hermenêutica pelo Instituto Dasein (ID). É Daseinsanalista candidato na formação internacional do American Daseinsanalytic Institute (ADI), sob a orientação de Miles Groth e supervisão de Tamás Fazekas. Também é aluno da Associação Brasileira de Daseinsanálise (ABD) e possui formação em Daseinsanálise pela Rede Existências (RE). É fundador e diretor do Núcleo de Estudos Avançados em Análise Existencial (EAAE), uma iniciativa dedicada ao fortalecimento e desenvolvimento da Daseinsanálise no Brasil, promovendo intercâmbios acadêmicos e clínicos entre pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais.

beto_machado.jpg
Denis Eduardo Batista Rosolen

Habitando espaços

Formado em Psicologia em 2001 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Aprimoramento profissional no Instituto Central da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialização em Gestalt-Terapia no Instituto Sedes Sapientiae em São Paulo. Especialização em Psicoterapia Fenomenológica Existencial no Centro de Psicoterapia Existencial em São Paulo. Especialização em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica no Instituto Dasein. Trabalhou 12 anos num CAPS I e, atualmente, está há 2 anos no CAPS ad na cidade de Pirassununga SP. Atua como Psicólogo Clínico há 24 anos. Atua como professor de Psicologia na Universidade Anhanguera em Leme SP.

beto_machado.jpg
Pedro Henrique Bazela Desidério

Corpo, Dor, Artes Marciais: uma análise pela perspectiva da corporeidade de Merleau-Ponty.

Psicólogo clínico. Mestrando em Psicologia e Saúde - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Historiador - Universidade Estadual de Londrina. Membro dos grupos GEFAP e EAAE.

beto_machado.jpg
Ezio Laurenti Neto

O cuidado psicológico e a temporalidade kairológica.

Psicólogo clínico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também tive uma vivência de atuação clínica em psicoterapia individual e Plantão Psicológico. Atualmente curso especialização em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica no Instituto Dasein e atendo adolescentes e adultos pela Daseinsanalyse.

beto_machado.jpg
Pedro Cirri

A Subjetividade Minimalista e Temporalmente Persistente Segundo Dan Zahavi

Mestrando em Filosofia na UERJ, Especialização em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica (Instituto Dasein); Formação Continuada em Psicanálise (CEP).

beto_machado.jpg
Nelson de Aguiar Menezes Neto

A psicopatologia com bases na fenomenologia ontológico-existencial: análise de situação clínica de inibição do desejo

Doutor em Filosofia pela UFRJ, professor do Colégio de Aplicação da UFRJ, onde atua com ensino de Filosofia e formação de professores. Integra o quadro docente do Programa de Pós-graduação Lógica e Metafísica da UFRJ. É autor do livro "A Poética da Mímesis e a composição dos diálogos platônicos", 2021. Desenvolve pesquisa voltada para as áreas de Filosofia Antiga, Diálogos Platônicos e Ensino de Filosofia. É aluno do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário IBMR e aluno-sócio do IFEN, onde cursa a Especialização em Psicologia Clínica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial.

beto_machado.jpg
Daniela de Melo Julianetti

Luto Coletivo e a Perspectiva Fenomenológico-Existencial: Reflexões a partir da Tragédia Aérea de Vinhedo

Psicóloga clínica, sexóloga e terapeuta de casal, atuando desde 2008. Psicóloga na empresa Auster gestão de crises, urgência e emergência desde 2011. Pós graduada em Fenomenologia existencial e hermenêutica pelo Instituto Dasein. Especialista em Psicologia Hospitalar com foco em sexualidade humana, saúde da mulher e do recém nascido (Hospital Leonor Mendes de Barros e Hospital Pérola Byington) Pós graduanda em Sexualidade e Gênero. Supervisora clínica na linha fenomenológico existencial e sexualidade humana.

beto_machado.jpg
Evelin Aparecida Alves da Silva

Descolonizar o ser: a verdade primeira como transformação do ser.

Atuando há 5 anos em psicologia clínica, possui formação em Psicologia pela Universidade Paulista e está finalizando especialização em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica pelo Instituto Dasein. Atualmente é membra do projeto Prapretopsi e se dedica ao estudo dos impactos da colonialidade na formação do ser.

beto_machado.jpg
Bruno Cassino Rodrigues

O Fenômeno Criativo: Uma contribuição fenomenológica à prática clínica.

Psicólogo formado pela Universidade Paulista (UNIP) em 2021 e especialista em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica pelo Instituto Dasein (2023). Além da atuação clínica, atualmente é servidor público técnico administrativo da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Já atuou na assistência social, dentro da Fundação Casa e como técnico em um Centro de Acolhimento Especial para Famílias. Também possui experiência desde 2022 como coordenador do Núcleo de Apoio Psicológico de um cursinho popular na zona leste de São Paulo de maneira voluntária. Já ministrou cursos e treinamentos voltados para empregabilidade, vestibulares, oficinas de criatividade e psicologia geral.

beto_machado.jpg
Guto Pompeia
ABD

Entre o Fim e o Início.

Psicoterapeuta, formado em Psicologia pela PUC-SP, onde fez reconhecida carreira como professor, João Augusto Pompéia dedicou sua carreira a investigar a psicoterapia alicerçada na Fenomenologia, chamada de Daseinanalyse. É membro da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD) e autor de vários livros, como “Na presença do Sentido - Uma aproximação fenomenológica a questões existenciais básicas", escrito em parceria com Bilê Tatit Sapienza.

beto_machado.jpg
Maria de Fátima de Almeida Prado
ABD

Daseinsanalyse e o Encontro terapêutico.

Psicóloga formada pela PUC-SP em 1979. Terapeuta e supervisora -Daseinsanalista. Presidente da ABD - Associação Brasileira de Daseinsanalyse. Vice-presidente da IFDA- International Federation for Daseinsanalysis. Autora de diversos artigos publicados na revista Daseinsanalyse, da ABD.

beto_machado.jpg
Kely Prata Silva
Espaço Ser/Unileste MG

Os contos de fadas como condição de possibilidade para emergência de novos sentidos na clínica.

Psicóloga e supervisora clínica. Fundadora do Espaço Ser Instituto de Psicologia Clínica Fenomenológica-Hermenêutica. Docente em curso de graduação em Psicologia (Unileste/MG) e cursos de pós-graduação lato sensu em Psicologia Fenomenológico-Existencial (NEPFEH/MG e IFEN/RJ). Membro do Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial (UERJ). Graduada em Psicologia (UFMG) e Mestre em Psicologia (UFES). Pós-Graduada em Psicologia Fenomenológico-Existencial e em Psicologia da Saúde e Psicopatologia Fenomenológica (Nucafe/RJ). Formação clínica em Psicologia Fenomenológico-Existencial (IFEN/RJ).

beto_machado.jpg
Letícia Lira de Souza
Espaço Ser/Unileste MG

A crônica como reflexo e abertura para repensar o sofrimento psíquico contemporâneo na clínica psicológica.

Psicóloga Clínica, especialista em Psicoterapia Existencial, Vivencial e Dialógica pela PUC-Rio. Sua prática se inspira pela fenomenologia existencial, com interesse na relação entre psicologia e arte como caminho para ampliar a compreensão do sofrimento psíquico e favorecer a escuta e a expressão da experiência subjetiva.

beto_machado.jpg
Jordy Sartori Tamura
FCMSC-SP

O mito da neutralidade fenomenológica: por que é impossível e não recomendável suspender todos os pressupostos em uma pesquisa qualitativa?

Jordy Sartori Tamura. Psicólogo formado pela PUC-SP, mestre em Ciências da Saúde pela Santa Casa-SP. Coordenador pedagógico e professor da pós-graduação Patologias do Contemporâneo realizada pelo Instituto Dasein. Membro do grupo de pesquisa em psicopatologia fenomenológica da Santa Casa - SP.

beto_machado.jpg
Valter Luiz Piedade Neto
FCMSC-SP

Pluralismo metodológico: Jaspers e a integração da saúde mental sem redução

Médico psiquiatra pela Santa Casa de São Paulo. Doutorando pela FCMSCSP sobre o pensamento psicopatológico de Karl Jaspers, sob orientação do Prof. Guilherme Messas. Membro-fundador do Grupo de Pesquisa em Psicopatologia Fenomenológica (GPFen). Participou em publicações de periódicos internacionais, como World Psychiatry, The Lancet Psychiatry e Philosophical Psychology.

beto_machado.jpg
Guilherme Messas
FCMSC-SP

Pela retomada da diacronicidade em psicopatologia: uma proposta dialético-fenomenológica.

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1992), mestre em medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1999), doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da USP (2001), Livre-docência pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2022). Pós-doutor no Instituto de Psiquiatria da FMUSP (2004). Tem experiência na área de Psiquiatria e Psicopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psiquiatria fenomenológica; psicopatologia fenomenológica, psicopatologia dos transtornos relacionados ao álcool e drogas, história da psiquiatria. Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordenador da Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

beto_machado.jpg
Klessyo do Espirito Santo Freire
FCMSC-SP

Novos paradigmas para compreender a Depressão

Mestre em Educação e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formação em Psicologia Clínica Fenomenológico - Existencial pelo IFEN- RJ. Formação em orientação e transição de carreira pela PUC- SP. Co - fundador, gestor, professor e supervisor na Rede Existências, empresa de formação Psicologia Clínica e Clínica Fenomenológico 
Psicólogo clínico, psicoterapeuta, supervisor clínico e mentor acadêmico.

beto_machado.jpg
Isabela Caroline Ton
FHO

O sentido de vida na experiência suicida: um estudo fenomenológico.

Psicóloga formada pelo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO.

beto_machado.jpg
Antonia Tonus
HSPE SP

Subjetividade e Intersubjetividade: articulações para o campo do diagnóstico e
projetos terapêuticos

Médica psiquiatra, diretora do Serviço de Psiquiatria do Hospital do Servidor Público Estadual SP (HSPE SP), coordenadora da Disciplina de Psicopatologia Fenomenológica para Residência Médica de Psiquiatria HSPE-SP, membro fundador da SBPFE e Professora do Instituto Dasein de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica.

beto_machado.jpg
Maria Bernadete Medeiros Fernandes Lessa
IFEN

Bullying: da microviolência ao suicício.

Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica na perspectiva fenomenológico-existencial pelo Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro - IFEN. Professora e supervisora do Curso de Formação em Atuação Clínica em Situação de Suicídio e Luto por Suicídio – Prevenção e Posvenção na Perspectiva Fenomenológico-Existencial: Da Pesquisa à Clínica Psicológica. Pesquisadora pelo diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil - CNPq na linha de Pesquisa Psicologia Clínica e Filosofia da Existência e pelo Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial – LAFEPE/UERJ. Sócia fundadora, atual presidente do IFEN e coordenadora editorial da Edições IFEN.

beto_machado.jpg
Myriam Protássio
IFEN

O envelhecer na atualidade e suas repercussões para o fazer clínico.

Psicóloga. Doutora em Filosofia. Sócia fundadora do IFEN – Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro, onde é professora, supervisora e coordenadora do Grupo de Pesquisa O envelhecer e o envelhecimento na atualidade e da Formação em Psicologia Clínica com ênfase em Kierkegaard. Pesquisadora no Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial - LAFEPE/UERJ.

beto_machado.jpg
Ana Feijoo
IFEN

O rapaz do capuz em sua travessia: de intimidador a intimidado

Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Departamento de Psicologia Clínica - DPC e Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social - PPGPS da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do projeto de extensão: Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia da Existência – LAFEPE e do projeto de Iniciação Científica sobre suicídio. Membro do GT Psicologia & Fenomenologia da ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Sócia fundadora e benemérita do Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro – IFEN e coordena o Núcleo de Pesquisas do IFEN. Organizadora e autora de livros, capítulos e artigos publicadas em revistas nacionais e internacionais, que versam sobre a pesquisa e a clínica psicológica na perspectiva fenomenológico-existencial. Bolsista produtividade CNPQ e Cientista do Nosso Estado.

beto_machado.jpg
Valquiria Karr
INSTITUTO DASEIN

Autenticidade e Dinâmicas Disciplinares no Acolhimento Institucional: Uma Reflexão Fenomenológica

Psicóloga (FSG) e Relações-Públicas (UFRGS), especializanda em Clínica Fenomenológica e Hermenêutica (Instituto Dasein). Formação em Master Programação Neurolinguística, Hipnose e Análise Comportamental (IBC). Atua como psicóloga no Programa Acolher (Apadrinhe e Marcopolo) com crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Possui experiência como facilitadora de Desenvolvimento Humano e atuação com pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes em acolhimento institucional e na rede pública estadual de ensino. Trabalha com a Clínica Social integrando o cuidado psicológico com a realidade social dos sujeitos. É voluntária no projeto de extensão SAJU G5/ UFRGS (Serviço Assistência Jurídica Universitária) – Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes.

beto_machado.jpg
Beto Machado
INSTITUTO DASEIN

Re-inicialidade e apropriação: apontamentos acerca do método clínico.

Psicólogo, supervisor clínico e professor. Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em Filosofia pela Universidade de Évora (UÉvora/CAPES). Autor do livro "Intimidade como método clínico", editora Via Verita.

beto_machado.jpg
Ianá de Souza Pereira
INSTITUTO DASEIN

Mulheres negras escritoras: intersecionalidade a bico de pena

Psicóloga, professora e supervisora clínica do curso de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP). Graduada em Psicologia ( São Camilo SP, 2015) e em Letras (Universidade Federal da Bahia, 2007). Mestre em Estudos Comparados de Literatura (FFLCH-USP, 2012). Doutora em Psicologia (IP-USP, 2018). Especialista em psicologia de abordagem psicanallítica winnicottiana (Cruzeiro do Sul - SP, 2023)

beto_machado.jpg
André Sendra de Assis
INSTITUTO DASEIN

A experiência da culpa em diferentes modos de ser depressivo.

Psicólogo, supervisor clínico e professor. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Sócio-fundador e diretor do Instituto Dasein de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica. Editor da Revista Científica Outro Pensar. Coordenador da Pós-Graduação lato-sensu em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica (Instituto Dasein).

beto_machado.jpg
Vinicius Lacerda
INSTITUTO DASEIN / PUC-SP

A relação terapêutica na obra de Irvin Yalom.

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017), e desde então atua como psicólogo clinico e supervisor, e tem se dedicado ao desenvolvimento do método clínico em Psicologia Existencial. Atualmente, está no mestrado pela PUC-SP.

beto_machado.jpg
Heloisa Antonelli Aun
IPUSP

Extensão Universitária como Espaço de Transformação: narrativas de formação e experiência.

Psicóloga do LEFE/IPUSP. Mestre e Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Psicoterapeuta há 20 anos em consultório particular.

beto_machado.jpg
Henriette Morato
LEFE

A série "Adolescência" e a hermenêutica da urgência

Professora Associada Sênior do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Colaboradora do Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia – LEFE/IPUSP. Membro do GT ANPEPP "Práticas psicológicas em Instituições". Convênio PRÁXIS celebrado entre IPUSP, UNICAP, UFF e UFMG (Brasil) com a UE e UBI (Portugal). Membro Titular da Cadeira 29 da Academia Paulista de Psicologia.

beto_machado.jpg
Mariana Alves Lapienis
LEFE/USP

"Estar perdida na noite do outro": experiência e aprendizagem de graduandas de psicologia em Plantão Psicológico Online.

Aluna do quinto semestre de psicologia na Universidade de São Paulo (USP), plantonista no Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) desde março de 2024.

beto_machado.jpg
Pedro Vitor Barnabé Milanesi
LEFE/USP

Projeto Apoio Psicológico Online do IPUSP: plantão psicológico, cartografia e formação a partir do cuidado psicológico online.

Doutor em psicologia pela USP, membro do LEFE-IPUSP e docente do curso de Psicologia do Centro Universitário da FHO (Campus Araras-SP).

beto_machado.jpg
Cynthia Nunes de Almeida Prado
LEFE/USP

O Ofício de tornar-se oficineira/o/e de criatividade

Psicóloga clínica pela PUC-SP e professora universitária na Unip. Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP e Especialista em Clínica Fenomenológica das Infâncias, Adolescências e Famílias pela NUCAFE. Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP e membra do LEFE (Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia). Compõe o GT 96 Fenomenologia Contemporânea e Hermenêutica da ANPEPP.

beto_machado.jpg
Alexandre Trzan-Ávila
NUCAFE / Univ. de Évora

Fenomenologia da imigração: relatos e reflexões sobre a experiência de ser imigrante e suas implicações clínicas e políticas.

Psicólogo. Pós-Doutor em Filosofia no Centro de Filosofia, Política e Cultura na Universidade de Évora (Portugal). Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ). Especialista em Psicologia Clínica (CRP-RJ). Coordenador do Núcleo de Clínica Ampliada Fenomenológica Existencial (NUCAFE).

beto_machado.jpg
Alexandre Yamaguti
PUC-SP

Da Autoilusão Transferencial à Co-habitação Existencial: Aproximações acerca da Função Protetiva do Amor entre as Terapias Daseinsanalíticas de Medard Boss e Alice Holzhey-Kunz.

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP). Atua como psicoterapeuta daseinsanalista, supervisor clínico e pesquisador desta abordagem. Coordena grupos de estudos nesta direção junto ao Instituto Dasein desde 2018.

beto_machado.jpg
André Fonck
PUC-SP

Pistas para uma Psicopatologia (Eco)Fenomenológica: entre Abandono do Ser e Crise Climática

Mestrando em Psicologia Clínica (PUC-SP - CAPES), investigando confluências entre as sabedorias de Cuidado dos Povos Originários da Terra, Psicologia Ambiental e Ecofenomenologia, visando indicativos para a compreensão dos processos de adoecimento e cura em meio a crise ecológica que atravessamos. Psicólogo e supervisor clínico (PUC-SP - ProUni); professor, coordenador acadêmico e orientador Especialista em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica pelo Instituto Dasein.

beto_machado.jpg
Tarik Ganizev Jimenez
PUC-SP

Existência e pulsão: um estudo comparado do conceito de corpo em Heidegger e Freud.

Psicólogo clínico, psicanalista, supervisor clínico, mestrando em psicologia clínica (PUC-SP).
Trabalha atendendo adolescentes, adultos e idosos, bem como casais e famílias. Coordenador de grupos psicoterapêuticos com experiência em atendimentos grupais em diferentes contextos clínicos-institucionais.

beto_machado.jpg
Ida Cardinalli
PUC-SP / ABD

Reflexões sobre a palavra 'caminho' na fenomenologia heideggeriana

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica (1976), mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica (2001) e doutora em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica (2011). Professora do Curso de Graduação de Psicologia da PUC/SP e do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica na PUC/SP. Membro efetivo da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD) e da International Federation of Daseinsanalysis - Zurique - Suíça.

beto_machado.jpg
Carlos Eduardo Carvalho Freire
PUC-SP / ABD

A essência da Daseinsanalyse enquanto prática psicoterápica: a troca de uma dramaturgia intrapsíquica por uma dramaturgia ontológica.

Possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976). Atualmente é auxiliar de ensino da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, identidade, adolescência, sexo e namoro, personalidade, intolerância, raiva, ser humano e frustração, estresse. Possui formação psicoterapêutica na Associação Brasileira de Daseinsanalyse, filiada à International Federation of Daseinsanalyse (IFDA).

beto_machado.jpg
Cleison Guimarães
REDE EXISTÊNCIAS / UERJ

Como podemos pensar o fenômeno da resistência na Daseinsanálise?

Bacharel em Psicologia (UNINORTE/AM), Mestre em Psicologia (UFAM) e Doutorando em Filosofia (UERJ), além disso, Especialista nas áreas de Psicologia Clínica Fenomenológica-Existencial (UNIFEG), Saúde Coletiva (UCAM), Gênero e Sexualidade (FAVENI). Minha formação em Psicoterapia Daseinsanalítica segue a perspectiva na orientação hermenêutica-existencial, e recebi minha certificação pelo Daseinsanalytische Seminar (Zurique, Suíça). Atuo em consultório particular com prática psicoterapêutica e supervisão, sou sócio-fundador da Rede Existências, uma escola de formação e educação continuada em Psicologia e Fenomenologia-Existencial.

beto_machado.jpg
Josefina Daniel Piccino
Sobraphe

Clínica como análise da relação existenciária (ARE)

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1972), graduação em Formação Em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo(1977), especialização em Formação Em Psicologia Humanista Existencial pelo Instituto Sobraphe de Ensino e Formação Em Análise do Existir(1983) e mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2002). Atualmente é coordenadora de estudos e projetos do Instituto Sobraphe de Ensino e Formação Em Análise do Existir. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica. Atuando principalmente nos seguintes temas:fundamento, metodologia, ciência antropológica, ôntico-ontológico, daseinsanálise e fenomenologia.

beto_machado.jpg
Daniel Fonseca Ferreira
UENF

Uma discussão fenomenológico-hermenêutica a respeito do lugar da eficácia na psicologia clínica contemporânea

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Graduação em Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF Campos). Cursando Especialização em Psicologia Fenomenológico-Existencial pelo Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro (IFEN). Formação em Psicologia Clínica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial (IFEN). Formação em Daseinsanálise: Terapia existencial-hermenêutica e sofrimento psíquico (Rede Existências). Psicólogo na Prefeituras Municipais de Nova Friburgo/RJ e Aperibé/RJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência (NEPPFFE - UFF/UENF).

beto_machado.jpg
Raphael Thomas Ferreira Mendes Pegden
UERJ

Psicologia e psicopatologia à luz da Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty

Formado em Psicologia pela UFRJ com Mestrado e Doutorado em Filosofia pela UERJ. Possui especialização em Psicologia Cognitiva pela PUCRS e em Psicologia da saúde e Psicopatologia fenomenológica pelo NUCAFE. Atuou como professor de psicologia no Instituto de Psicologia da UFRJ de janeiro de 2022 até janeiro de 2024. Atualmente atende como psicólogo clínico, com quase dez anos de experiencia e está concluindo o doutorado em Psicologia na UFF.

beto_machado.jpg
Deborah Guimarães
UERJ

Impactos da fenomenologia e da hermenêutica na psicologia do século XX.

Graduada (Licenciatura e Bacharelado, 2011), mestra (2014) e doutora (2019) em Filosofia pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Realizou estágio de pesquisa na Universidade de Freiburg (Alemanha), com bolsa de doutorado sanduíche do DAAD e da CAPES (2018-2019). Foi bolsista do programa Winterkurs do DAAD (2016) e do programa PIBIC do CNPq (2008-2011), e pesquisadora-bolsista da CAPES (2012-2014 / 2015-2018). É editora do periódico acadêmico Ekstasis (Qualis Capes A3) e coeditora da revista Outro Pensar.

beto_machado.jpg
José Ricardo Cunha
UERJ

Em breve iremos postar o título.

Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Editor da Revista Direito e Práxis. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Cientista do Nosso Estado da Faperj. Tem experiência na área de Direito e Ética.

beto_machado.jpg
Mathias Waldburger
UERJ

Ressonância, sincronização e corporeidade: contribuições fenomenológicas para a compreensão da relação terapêutica

Psicólogo graduado pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Psicologia Fenomenológico-Hermenêutica pelo Instituto Dasein e mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

beto_machado.jpg
Marco Casanova
UERJ / INSTITUTO DASEIN

Não há saídas da caverna: do ateísmo metodológico como um modo originário de lidar com um mundo sem transcendências autonomizadas.

Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Associado do Departamento de Filosofia da UERJ, Autor de O instante extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003), Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin Heidegger (2006), Compreender Heidegger (2009), A eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte (2013), A falta que Marx nos faz (2017), Mundo e historicidade I (2017) e II (2020), Tédio e tempo (2020), A persistência da Burrice (2020) e Existência e transitoriedade (2021), além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.

beto_machado.jpg
Alexandre Cabral
UERJ / PEDRO II

Sobre amor e poder: princípios centrais da anarcofenomenologia-existencial.

Graduado em filosofia e teologia, mestre e doutor em filosofia (UFRJ e UERJ, respectivamente) e doutorado em teologia (PUC-RJ). Professor associado dos departamentos de filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Colégio Pedro II (CP II). Publicou vinte e quatro livros até o momento e diversos artigos em revistas especializadas.

beto_machado.jpg
Rayssa Silva de Medeiros
UFF

Deixar-se Ser Encontrado: A Recordação como Possibilidade na Clínica Fenomenológica

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência (NEPPFFE). Também é Monitora do Programa de Iniciação à Docência das disciplinas de Psicologia Existencial e Humanista e Existencialismo, Fenomenologia e Psicologia Clínica (2022-atual) do Departamento de Psicologia da UFF-Campos. Além disso, é integrante oficineira e musicista/percussionista no Coletivo Aqualtune, Projeto de Extensão que promove a valorização da cultura, história e música de matriz afro-brasileira e indígena como elementos cruciais da formação cultural do Brasil. Atualmente também cumpre estágio obrigatório em Psicologia Clínica nas Perspectivas Fenomenológicas e Existenciais-Humanistas.

beto_machado.jpg
Cristine Mattar
UFF

Depressão: doença ou fenômeno epocal?

Psicóloga (UFF - 1994), mestre em Psicologia (UFF - 2003), doutora em Psicologia Social (UERJ - 2011) e pós-doutora em Filosofia (Universidade de Évora, (2020). Professora Associada Departamento de Psicologia da UFF/Campus Niterói. Coordena o Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Fenomenologia, Hermenêutica e Psicologia. Professora do Programa de Pós-Graduação Psicologia e Estudos da Subjetividade, área de concentração Subjetividade e Clínica. Pesquisa as interfaces entre Psicologia, Filosofia e Clínica psicoterápica, com ênfase em: fenomenologia-hermenêutica; expressões e interpretações do mal-estar no contemporâneo; prevenção e clínica da depressão; pensamento decolonial e realidades brasileiras.

beto_machado.jpg
Caroline Garpelli Barbosa
UFF

Distração parental por tela e desertos existenciais na infância: reflexões à luz da psicologia fenomenológico-hermenêutica

Psicóloga. Doutora e Mestre em Psicologia pela Unesp-Bauru/SP. Professora Adjunta do curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Membro colaboradora do Grupo de Trabalho 96 - "Psicologia Fenomenológico-Hermenêutica e questões contemporâneas" da ANPEPP.

beto_machado.jpg
Gabriel Henrique de Souza Carvalho
UFMG

Investigações fenonenológico-hermenêuticas sobre a experiência de tornar-se plantonistas psicológico nos períodos iniciais da formação em psicologia

Psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Psicologia Clínica (Ifen) e Formação Complementar em Filosofia. É mestrando em Psicologia Social pela UFMG. É também plantonista do serviço de extensão “Plantão Psicológico” da UFMG.

beto_machado.jpg
Victor Aesus Ito Magalhães
UFMG

Reflexões sobre a formação e os primeiros atendimentos em terapia Daseinsanalítica

Sou estudante do 10º período de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tenho experiência no Serviço de Plantão Psicológico dirigido à comunidade UFMG, atuo como estagiário de psicoterapia na clínica-escola à luz da Daseinsanálise, além de ter estagiado em Psicologia Hospitalar no Hospital das Clínicas da UFMG. Atualmente sou presidente da Liga Acadêmica de Fenomenologia Existencial da UFMG.

beto_machado.jpg
Sandro Sena
UFPE

Inconsciente enquanto modalidade retencional:
Esquecimento e Stimmung na fenomenologia heideggeriana da memória.

Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), instituição na qual realizou graduação em Bacharelado em Filosofia (2002) e mestrado em Filosofia (2004). Obteve o título de doutor em Filosofia pelo Zentrum für Sozialwissenschaften und Philosophie da Universität Leipzig, Alemanha (2009). Membro fundador do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Fenomenologia (NUPEFE) da Universidade Federal de Pernambuco.

beto_machado.jpg
Adriano Holanda
UFPR

Do que se fala quando se fala de Fenomenologia na Psicologia Brasileira: Reflexões sobre história, formação e clínica.

Graduado em Psicologia (1987), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1993) e Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2002). Professor Associado e Orientador de Mestrado da Universidade Federal do Paraná. Editor Chefe da revista Phenomenological Studies- Revista da Abordagem Gestáltica e Editor Associado da revista Interação em Psicologia (UFPR). Coordenador do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno-UFPR).

beto_machado.jpg
Sol Bruna Kac Diamand
UFRJ

O corpo na Clínica Fenomenológica: observações de campo na Divisão de Psicologia Aplicada da UFRJ.

Psicologia na UFRJ, com foco na clínica fenomenológica, gestalt-terapia e psicodrama. Ela tem bagagem no campo dos estudos da deficiência, tendo participado da extensão “Acessando Uns Aos Outros” e tendo sido monitora da disciplina “Políticas de Acessibilidade na Universidade”, orientada pelas professoras Virgínia Kastrup e Raquel Guerreiro. Atualmente, pesquisa como bolsista a produção de subjetividade pela cidade em colaboração com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, com os professores Rafael Fonseca e Gustavo Racca.

beto_machado.jpg
Giovanna Martins Rezende
UFTM

O significado da dor para mulheres portadoras de fibromialgia: um estudo fenomenológico.

Estudante do 9º período de Psicologia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Possui experiência em atendimentos psicológicos, com estágio na ala de Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas UFTM, onde realizou acompanhamento psicológico de pacientes. Também atuou no Plantão Psicológico, oferecendo suporte imediato a indivíduos em situações de crise. Participou de um projeto de iniciação científica com fomento da FAPEMIG, contribuindo para a produção acadêmica na área da psicologia. Atualmente, é estagiária clínica no Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia Aplicada (UFTM), onde continua a desenvolver habilidades práticas e teóricas em psicologia clínica.

beto_machado.jpg
Eder Oliveira Teixeira
UNICAP

Gênero, Práticas Sexuais e Cuidado: reflexões para a clínica psicológica

Psicólogo e Supervisor Clínico graduado pela Universidade Federal da Paraíba e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Atualmente doutorando na Unicap com o fomento da Capes. Membro do Laboratório de Pesquisa em "Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial - LACLIFEP" vinculado à linha de Pesquisa "Práticas Clínicas: Psicologia e Política" do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Unicap.

beto_machado.jpg
Carmem Barreto
UNICAP

Prática psicológica: Ação Clínica na Era da Técnica.

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP. Pós-doutora em Filosofia pela Universidade de Évora. Psicóloga Clínica. Autora de diversos Artigos Científicos e Capítulos de Livros. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da UNICAP. Pesquisadora vinculada PRAXIS – Centro de Filosofia, Política e Cultura da Universidade de Évora. Pesquisadora vinculada ao GT Psicologia Fenomenológico-Hermenêutica e questões contemporâneas da ANPEPP. ORCID 0000-0002-5532-039X

beto_machado.jpg
Maria Clara Loureiro Barbosa Tinôco Pires
UNICAP

Modos possíveis de habitar a clínica COM Pessoas em Situação de Rua: compreensões possíveis a partir de uma extensão

Inquieta por existência e graduanda do curso de psicologia na Universidade Católica de Pernambuca. Nesse percurso, dediquei-me a duas temáticas de PIBICS, um enredado em uma laboratório interdisciplinar implicado no cuidado junto a adolescentes vítimas de ESCA, funcionando também como extensão e outro na área de sociologia referente a pessoas com altas habilidade e superdotação. Fui idealizadora e atualmente presidente da extensão “Liga Clínica Fenomenológica e Demandas Contemporâneas” , a qual me viabilizou a experiência e pesquisa junto a pessoas em situação de rua e mulheres em situação de extrema pobreza.

beto_machado.jpg
Lucas Bloc
UNIFOR

"Eu não consigo aceitar meu corpo" : corpo, identidade e o olhar do outro em pessoas com transtornos alimentares

Doutor em Psicopatologia (Université Paris VII), coordenador do APHETO - Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista-Fenomenológica, professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza e psicólogo clínico.

beto_machado.jpg
Francisco Luan de Souza Carvalho
UNIFOR

O tempo vivido na urgência psicológica: contribuições de Merleau-Ponty

Mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
Vinculado ao Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista-Fenomenológica - APHETO.
Psicólogo e Psicoterapeuta, com especialização em Psicologia Existencial, Humanista e Fenomenológica e em Psicologia Social.
Professor universitário e no Instituo Fratelli. Formação em Clínica Humanista-Fenomenológica com Profa. Dra. Virgínia Moreira.

beto_machado.jpg
Débora Lázaro
UNIP

O que a fenomenologia não é: o equívoco do apaixonamento dos estudantes de psicologia pela fenomenologia

Débora Lázaro é doutora em Psicologia Clínica pela Puc/Sp, professora de Psicologia Fenomenologia e Abordagens Humanistas em Psicologia na Universidade Paulista e atua como psicóloga clínica há quinze anos. É autora do livro de ensaios O Corvo e a Escrivaninha (Via Verita, 2017) e intenta com seu trabalho, tanto acadêmico quanto clínico, aproximar a Literatura da escuta analítica.

beto_machado.jpg
Lucas Vilela Conrado
UNIP

Reflexões acerca do significar: um paralelo possível entre a fenomenologia-existencial, a arte e psicologia clínica

Graduando em psicologia pela Universidade Paulista.

beto_machado.jpg
Stefane Lima Rodrigues
UNIVERSO

Liberdade e autenticidade: um olhar fenomenológico-existencial sobre a vivência amorosa feminina

Mestranda em Psicologia Social pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), no Rio de Janeiro, onde desenvolve uma pesquisa sobre os significados atribuídos pelas mulheres às relações afetivas, articulando uma leitura de gênero com fundamentos da fenomenologia. É pós-graduanda em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial pelo Instituto NUCAFE e pós-graduanda em Psicologia do Desenvolvimento Infantil pelo instituto CBI Of Miami. Atua como psicóloga clínica, terapeuta de casal e família e com a abordagem DIR Floortime com crianças.

beto_machado.jpg
Flávia Meneses Duarte
USCS

Psicologia sem Ser? O desafio do ensino de Fenomenologias na contemporaneidade

Psicóloga clínica. Mestra e Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP. Docente de práticas clínicas em Psicologia
e Fenomenologias da Universidade de São Caetano do Sul - USCS- SP.

beto_machado.jpg
Robson Modesto
USP

Deixar e fazer ver a população Surda: reflexões fenomenológicas

beto_machado.jpg
Jefferson Luiz Spadari
USP

Interafetividade: uma fenomenologia da relação

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Paulista (UNIP, 2003), MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM, 2003) e MBA em Gestão Empresarial de Resultados pelo Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP, 2004), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2022), especialização em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica pelo Instituto Dasein (2023), mestrando em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2025)

beto_machado.jpg
Isabela Mussato Aguiar Marcomini
USP

A Situação Hermenêutica na Experiência do Atendimento em Plantão Psicológico

Estudante de Psicologia da Universidade de São Paulo, estagiária do projeto de Atendimento em Plantão Psicológico (APP), LEFE-USP.

beto_machado.jpg
Rafael Domingues Corrêa
USP

Cancelamento: revisão bibliográfica sob uma perspectiva fenomenológico hermenêutica

Formação e Bacharel de Psicólogo pela USP./2024. Colaborador do Serviço de Aconselhamento Psicológico do Instituto de Psicologia da USP. Bolsista da iniciação científica “Cancelamento: revisão bibliográfica sob uma perspectiva fenomenológico-hermenêutica”, CNPQ. Colaborador do Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) da USP/2022-2024. Colaborador bolsista do Projeto Travessia, LIPSIC/2022-2024. Coautor do artigo Hegemonia do patriarcado numa perspectiva etológica e outros sistemas sociais contemporâneos, publicado pela Revista de Psicologia da USP/2022.

beto_machado.jpg
Ileno Izidio da Costa
UnB

Dimensões fenomenológicas da cirse psiquica: da angústia do existir às vivencias desestruturantes.

Psicólogo Clínico. Professor Associado do Departamento de Psicologia Clínica da UnB. Ex Decano de Assuntos Comunitários da UnB.
Pós-Doutor (USP, UFRN e UCP/Lisboa). Orientador de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu do Programa de Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PsiCC/PCL/IP/UnB). Atual Coordenador dos Grupos de Intervenção Precoce nas Psicoses (GIPSI). Ex-Coordenador dos Grupos Personna (Estudos e Pesquisas sobre violência, criminalidade, perversão e "psicopatia") e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Atendimentos em Saúde Mental e Drogas (NEPASD) do Instituto de Psicologia da UnB.

TUCA

333

239

117-A

08h00 - 10h10

10h30 - 12h40

14h00 - 16h00

16h20 - 18h50

19h30 - 20h30

CP 3
co 7
co 8
co 9
co 12
co 11
co 10
st 7
st 8
st 9
st 10
st 11
st 12
-
-
-
-
-
-
-

20h30 - 21h30

Depois da chuva

CO — Comunicação oral

ST — Sessão temática

CP — Conferência plenária

CPO — Conferência plenária online

Alice Holzhey Kunz

ALice Holzhey-kunz

Filósofa suíça, presidente Sociedade para Antropologia Hermenêutica e Daseinsanálise (GAD/Suíça) e co-fundadora e co-presidente do Seminário Daseinsanalítico em Zurique.

Os professores convidados para o congresso são referências em suas áreas de atuação. Temos confirmados dois professores da Europa e um grupo de pesquisadores especialistas das mais diferentes regiões do Brasil. Submeta seu trabalho para fazer parte desse time. 

TUCA

333

239

117-A

CP 1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
ABD
Abertura

20h00 - 22h30

16h20 - 18h20

14h00 - 16h00

10h30 - 12h10

13h00 -  14h00

14h00 - 16h20

16h30 - 18h50

19h30 - 21h30

CPO (online)

18h50 - 19h30

10h00 -  14h00

Credenciamento
Posters
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

TUCA

333

239

117-A

08h00 - 10h10

-
co 1
co 2
co 3

10h30 - 12h40

-
co 4
co 5
co 6

14h00 - 16h00

-
st 1
st 2
st 3

16h20 - 18h50

-
st 4
st 5
st 6

19h30 - 21h30

CP 2
-
-
-

apoio acadêmico:

abd.png
ifen.png
lab-feno.png
laclifep.png
lapfe.png
Logo_LAPHEPSI_Porfa_Cristine_Mattar.png
laps.png
lefe.png
nucafe.png
poiesis.png
rede-existencias.png
thumbnail_Marca APHETO.png
sobraphe_edited.png
Louis Sass


Louis Sass

Louis A. Sass, Ph.D., é professor ilustre (e ex-presidente) do Departamento de Psicologia Clínica da Escola de Pós-Graduação em Psicologia Aplicada e Profissional da Universidade Rutgers, onde também leciona Literatura Comparada e é afiliado do Centro de Ciência Cognitiva.

Thomas Fuchs

Thomas fuchs

Conferência online

Professor de Fundamentos Filosóficos na Clínica Psiquiátrica da Universidade de Heidelberg (Alemanha). Preside a seção de pesquisa “Psicopatologia Fenomenológica e Psicoterapia” no Hospital Universitário Psiquiátrico de Heidelberg.

Ingressos disponíveis nas modalidades ONLINE e PRESENCIAL Saiba mais

bottom of page